TARÔ TERAPÊUTICO
É uma nova forma de interpretação deste oráculo, que visa nosso autoconhecimento e evolução!
Esta visão do Tarot foi criada e desenvolvida por VEET PRAMAD a partir de 1987, quando depois de sete anos, usando o Tarot de uma maneira divinatória, percebeu que fazer previsões não ajudava a seus consultantes no seu crescimento pessoal.
Chama-se Tarot Terapêutico porque, embora não cure, pois é a pessoa que se cura, ajuda a curar.
Quando falamos em cura não só nos referimos a sair do sofrimento físico ou emocional! Mas a identificar, entender e desativar os medos, crenças e outros bloqueios que impedem a realização integral do indivíduo até tornar-se um ser completo. Ou seja, até chegar a ser plenamente ele mesmo.
O trabalho de luz e sombra do Tarot Terapêutico
Essa desconexão com nossa essência procede da programação infantil, onde a família e sociedade, obrigou-nos a nos adequarmos a uma série de padrões de conduta, caso quiséssemos ser aceitos.
E a criança sabe instintivamente que se quiser sobreviver tem que garantir que seus pais a cuidem, a alimentem, a aceitem e a protejam e assim vai adaptando-se ao que lhe é exigido. Também uma série de atitudes e talentos são condenados e reprimidos.
Ainda tratando da família, junto com os meios de comunicação, as religiões e o sistema de ensino, embutiram na cabeça da criança uma série de crenças e princípios que distorcem a percepção da realidade e isso dificulta que nos aceitemos plenamente.
Assim, por mais que nossa essência seja luminosa, está coberta por tantas capas de sombra que até que não as trabalhemos.
De nada vai servir recitar mantras, nadar com golfinhos, abraçar árvores, saber que somos caminhantes celestes ou decretar que somos seres amorosos e divinos, pois sistemática e inconscientemente somos manipulados por nossa sombra.
Temos que pegar o touro pelos chifres, desativar o que foi inoculado, encarar os medos de aceitar e assumir a nossa sombra, entendê-la e resgatar os talentos e aspectos nossos que foram reprimidos.
Por isso, o Tarot Terapêutico trabalha nas leituras com a luz e com a sombra da pessoa.
Então podemos definir o Tarot Terapêutico como um instrumento que:
O Tarot Terapêutico é um Tarot para a nova Era. Não possui foco puramente adivinhatório aos eventos do dia a dia, mas sim na capacidade de orientar uma pessoa na sua transformação pessoal.
Neste Tarot são trabalhados sistemas de crenças, medos e bloqueios que precisam ser dissolvidos, e as atitudes que devem ser tomadas.
COMPETÊNCIA E ÉTICA
O profissional competente não propaga seu trabalho, as pessoas fazem isso por ele. Falar continuamente de seus feitos e resultados não é sinônimo de competência e sim de insegurança.
Quem sabe fazer apenas faz, os elogios e reconhecimento são consequências de um trabalho bem feito e de qualidade.
A competência de um profissional não e medida pelo volume de atividades que ele agrega ou pelo procedimento que só ele conhece.
A sua competência e mensurada por aquilo que você faz com qualidade e mesmo outros sabendo fazer o que você faz, em sua ausência, preferem esperar por você.
Disseminar informações, desapegar, repassar o que sabe é atitude de quem confia em seu profissionalismo.
(Ednilson E. Cintra)